As vacinas são responsáveis por reduzir os riscos de contrair doenças, estimulando as defesas do organismo a fim de construir barreiras de proteção para destruir vírus e bactérias que entram em contato com o nosso organismo.
Mas a importância da imunização com vacinas não reside somente naquele cidadão que está sendo imunizado, mas sim no número de vidas que podem ser salvas.
Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças.
Dentro desse escopo, em um país como nosso, com dimensões continentais, enormes desigualdades socioeconômicas e culturais, a melhor e mais efetiva estratégia é iniciar a conscientização e imunização pelas empresas e pelas escolas.
No caso da vacinação corporativa, que é expertise da Vittal Diagnósticos e Vacinas, há benefícios comprovados como redução do absenteísmo, diminuição da sinistralidade, aumento da produtividade, satisfação dos colaboradores e retenção de talentos.
Essa prática é excelente para evitar a proliferação de doenças na comunidade, ou seja, um colaborador vacinado e conscientizado impacta positivamente a vida de pelo menos outras 10 pessoas em seu círculo social. Ou seja, cria-se uma verdadeira "onda da prevenção e vida". Efeito e impactos similares ocorrem quando essa prática é implementada via escolas.
E as vacinas contra a COVID-19?
As vacinas COVID-19 disponíveis atualmente passaram por todas as etapas de testes que puderam comprovar a sua segurança e eficácia na hora de produzir anticorpos e células protetoras contra o SARS-CoV-2, vírus que causa a Covid.
A OMS reiterou recentemente que as vacinas contra a COVID-19 atuais, baseadas na cepa original do SARS-CoV-2, continuam mostrando forte proteção contra a fase mais grave que pode ser ocasionada pela doença, reduzindo sensivelmente a ocorrência de mortes. E isso se aplica a todas as variantes de vírus identificadas até o momento.
Continua sendo prioritário alcançar altas taxas de cobertura vacinal com as séries primárias e doses de reforço nos grupos de mais alta e maior prioridade em todos os países. E que, à medida que olhamos para o futuro, espera-se a evolução contínua do vírus, resultando no surgimento de novas variantes.
Além de ser a melhor forma de prevenir complicações que podem ser causadas pelo novo Coronavírus, a vacina é uma grande aliada na hora de proteger as pessoas ao nosso redor, principalmente aquelas que, por algum motivo, podem não responder tão bem às vacinas e para as pessoas que apresentam risco aumentado de contrair a forma grave da doença, como idosos, portadores de doenças pré-existentes e imunodeprimidos.
Renato Ávilla
Biólogo | CEO da Vittal Diagnósticos e Vacinas