Principais vacinas exigidas para os viajantes
Em escala mundial, a única vacina exigida obrigatoriamente é a da febre amarela.
Cada país faz sua própria recomendação a respeito de epidemias e vacinas exigidas e, apesar das peculiaridades de cada região, existem algumas vacinas que são recomendadas para todo viajante.
Febre amarela; meningite meningocócica, difteria, tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), tétano; hepatites A e B; antirrábica; febre tifóide e poliomielite estão entre as consideradas "padrão".
Para se certificar sobre as exigências de vacinas no país que você vai visitar, basta conferir no site da Anvisa.
Além disso, ter em mãos o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) antes de embarcar é fundamental. O documento irá comprovar que você está devidamente vacinado para fazer turismo no local de destino.
Prazos para tomar as vacinas antes da viagem
A Anvisa recomenda, em média, uma antecedência de seis a oito semanas antes da viagem para a aplicação da vacina.
Na pior das hipóteses, indica-se que o viajante não arrisque embarcar se tiver tomado as vacinas para viajar quatro semanas antes da data.
No caso da vacina de febre amarela, o viajante precisa ter se vacinado pelo menos dez dias antes da viagem para que possa embarcar.
Quem não pode tomar as vacinas
As vacinas são, em geral, cada vez mais seguras. No entanto, é sabido que algumas são contra indicadas para pessoas com imunossupressão ou que tenham alergia a ovo, por exemplo.
Caso você não possa ser imunizado contra a febre amarela, é preciso apresentar um Atestado Médico de Isenção de Vacinação, escrito em francês ou em inglês, para conseguir viajar.
Solicitação do Certificado Internacional de Vacinação
Quem vai viajar para um país que exija o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) conta com uma grande comodidade: a possibilidade de solicitar e emitir o documento pela internet.
Para dar entrada no processo, é preciso se cadastrar no Portal de Serviços do Governo Federal.
Em seguida, enviar via formulário online uma digitalização ou foto do Comprovante Nacional de Vacinação.
Uma equipe da Anvisa vai analisar o seu pedido e você deve receber uma mensagem em seu e-mail em até cinco dias úteis, informando da aprovação ou recusa de sua solicitação. Depois basta imprimir seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia e se preparar para sua viagem!
Lembre-se: saúde e prevenção são parte fundamental de uma viagem feliz!